6 dicas de redes sociais para pequenas e médias empresas

O maior fracasso que as pequenas empresas enfrentam nas redes sociais é criar algo para publicar e não saber como ver se a publicação foi eficaz. A maioria desconhece os Insights do Facebook, ou o Twitter Analytics e as ferramentas que podem ajudar nisso.

Eles apenas pensam que podem publicar qualquer coisa e as pessoas vão gostar, ou pelo menos vão prestar atenção. Eles também não sabem como criar conteúdo de redes sociais — digo mais, nem sabem por onde começar.

Dicas de Redes Sociais para pequenas e médias empresas

Por isso preparamos seis dicas importantes de marketing de redes sociais que cada pequena e média empresa deve saber antes de começar as ações nas mídias sociais.

1. Escolha a rede correta

Há muitos canais de mídias sociais por aí. Isso não significa necessariamente que você precisa estar em todos. Ao iniciar sua jornada nas redes sociais do zero, realize uma pequena pesquisa e pergunte aos seus clientes quais canais de mídias sociais eles preferem ou usam mais.

Você pode fazer duas pesquisas: online e offline. Caso você já tenha canais sociais, verifique a eficiência deles. Compare o tamanho da audiência de todos os canais, taxa de engajamento e outras métricas. Escolha os canais certos, os que merecem seu esforço.

Outra maneira de escolher as redes sociais corretas é analisar seus concorrentes. Verifique com que frequência eles postam e em que canais. Confira também quais são os tipos de conteúdo postados em cada rede. Analise quais ações lhes trazem mais benefícios. Adote suas melhores práticas e implemente-as na sua estratégia de mídias sociais.

Dica

Desista das suas contas menos eficazes e priorize suas capacidades de marketing. Não está pronto para fazer vídeos? Esquece o Youtube. Não tem tempo para escrever no blog? Deixe-o agora e concentre-se em um ou dois canais.

2. Simplifique a criação de conteúdo

Más notícias: criar conteúdos para redes sociais leva tempo.

Boas notícias: não é preciso tanto tempo assim quando você tem as ferramentas certas para fazê-lo.

Os dispositivos pessoais de hoje em dia oferecem uma grande variedade de recursos que podem ajudar. Fotos e vídeos podem ser feitos com smartphones e processados com os aplicativos de Canva e VSCO diretamente através dos dispositivos móveis.

Depois de criar um conteúdo, agende suas postagens de redes sociais para um determinado dia e hora e use o seu tempo livre para fazer coisas mais prazerosas!

Existem muitas ferramentas diferentes que permitem publicar através de canais de mídia social e agendar publicações para mais tarde. Por exemplo, a ferramenta Buffer, Sprout Social ou SEMrush Poster.

Dica

O princípio de Pareto de 20/80 sempre funciona em marketing. Aplique essa regra ao tempo que você investe nas mídias sociais. Planeje 80% de conteúdo antecipadamente, gaste os outros 20% de tempo para conversas ao vivo com seu público.

3. Fale com seu público online

Pequenas empresas estão acostumadas a lidar com os clientes face a face. E a maioria dos proprietários de empresas estão fazendo isso muito bem.

Os clientes on-line não são diferentes. As pessoas mencionam sua marca através de todas as redes sociais. Existem dois tipos de menções: as pessoas adoram sua marca e querem agradecer, ou estão decepcionados. No entanto, você precisa responder a ambos os tipos de menções. E há duas maneiras de fazê-lo.

A primeira é gratuita: basta verificar as mensagens da caixa de entrada e verificar as menções da sua marca. A segunda é uma técnica mais avançada: use ferramentas de monitoramento de redes sociais, como Mention.com, Ferramenta de Brand Monitoring da SEMrush e Brand24.com

Dica

No mundo offline, você se comunica com os clientes face a face. Nas mídias sociais, você se comunica com o símbolo “@”. Monitore as mídias sociais e interaja com seu público. Responda às perguntas, tire dúvidas e agradeça, da mesma forma que você se comunicaria com os clientes do “mundo real”.

4. Cuide do engajamento do seu público

Quando você acaba de começar, experimente o máximo possível e veja como funciona. Teste diferentes formatos. Experimente vídeos, transmissão ao vivo, fotos de 360 graus. Tire fotos do seu produto, de clientes com seus produtos, concorrentes com seu produto, gatos com seu produto etc! Experimente piadas, memes e declarações engraçadas – tente literalmente tudo o que pode engajar o seu público.

A melhor coisa sobre as redes sociais é que todos têm oportunidades iguais para ter sucesso. Não importa o produto que você vende. Experimente tudo e mede o resultado com métricas de engajamento. Por exemplo, conte a história do seu negócio ao vivo nas redes sociais e publique-o mais tarde com as fotos do seu produto.

Dica

Teste, experimente e mede os diferentes tipos de conteúdos. Fique atento à reação de usuários. Marketing em social media é testar, experimentar e inovar.

5. Integre Online e Offline

Trabalhar offline oferece-lhe o mercado local enquanto trabalhar online dá-lhe o mundo inteiro. Junte suas experiências off-line e integre técnicas de marketing online. Comece com a promoção de ofertas especiais e vendas através de canais de mídias sociais.

Crie uma hashtag exclusiva para o produto e crie uma hashtag adicional para atividades de marketing especiais. Não se esqueça de usar hashtags comuns, como vendas, oferta especial.

As pessoas vêem o hashtag nos canais sociais, encontram você, vêm à sua loja, compram um produto, tomam fotos e as publicam nas mídias sociais com o hashtag – simples assim.

Dica

Integre online e offline com os hashtags certos. Promova eventos offline no espaço online. Use redes sociais como um canal de marketing e teste os formatos promocionais.

6. Meça seu desempenho

Para obter sucesso deve medir todos seus resultados para continuar seguindo na direção certa. Cada rede social tem seu próprio relatório de análise incorporado. E há duas métricas principais às quais você deve prestar atenção: engajamento e o tamanho do público. As métricas de engajamento mostram como seu público reage ao conteúdo. Se você estiver usando o canal Youtube, você também deve prestar atenção às métricas de dislike.

Dica

Analise e meça o desempenho através de todos os canais de mídias sociais. Preste atenção aos picos altos e baixos no gráfico de engajamento para entender as preferências do seu público.

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