Qual é a importância do SEO para minha marca?

Estar bem ranqueado em buscadores, como Google e Bing, é uma exigência para lojas virtuais conseguirem audiência. De acordo com instituições como a Abradi, 93% dos processos de compra online se iniciam nos buscadores. Então, nesse mercado, a máxima “quem não é visto não é lembrado” cabe como uma luva.

Um estudo da Relevance ainda aponta que a primeira posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o tráfego. Segunda, terceira e quarta colocações recebem 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, enquanto os outros resultados ficam com menos de 2% do tráfego, evidenciando a importância do ranqueamento. Para disputar o topo dessa lista é necessário um trabalho de SEO consistente e bem planejado.

O que é SEO

Basicamente, Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas e práticas que visam posicionar determinado site em buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc). Tais técnicas atuam na otimização de diversos elementos de um site, aumentando sua autoridade, relevância e performance.

Funcionamento do motor de busca

Os motores de busca indexam e rastreiam endereços existentes na web e exibem os resultados de busca de maneira automatizada. Então, para criar boas estratégias de SEO e conseguir destaque, é preciso aprender como os algoritmos são lidos e interpretados pelos buscadores.

 

Como aplicar técnicas de SEO

Sites que trabalham eficientemente o SEO geralmente estão na primeira página das pesquisas de buscadores. Seguir algumas recomendações de otimizações on-page e off-page é fundamental para quem quer ver sua página bem posicionada e, consequentemente, recebendo grande tráfego.

Palavra-chave

O ponto de partida para sua estratégia de SEO é elencar palavras-chave que levarão pessoas a sua página. Tais palavras precisam ser relacionadas ao seu nicho de mercado e preferencialmente devem estar entre termos com grande volume de pesquisa. Para escolher as keywords, consulte o Google Analytics e faça um histórico dos termos de busca desejados, para checar se eles geram tráfego orgânico.

Títulos

Títulos de destaque devem sempre conter as keywords previamente escolhidas. Os motores de busca priorizam elementos como título, subtítulo e trechos em negrito por considerá-los mais relevantes.

Conteúdo

É comum ouvir de especialistas que “conteúdo é rei”. E, de fato, esse elemento é decisivo para o ranqueamento de uma página. Sites com muito conteúdo exclusivo que recebem referências apresentam muito mais chances de bom posicionamento do que os que replicam conteúdo ou não investem na produção.

Critérios

Três critérios são levados em consideração para a criação de conteúdo para SEO: relevância para aparecer nas consultas, credibilidade para ser considerado pelos leitores e autoridade para ser visto como referência.

 Ux

Além de palavras-chave e conteúdo, os buscadores avaliam também a experiência oferecida pelo site a seus usuários. É avaliado desde se o site é responsivo (se adaptam a diferentes tipos de dispositivos) até o tempo em que o usuário permanece nele. Está cada vez mais claro que os buscadores estão focados no usuário, então o trabalho de SEO deve ser realizado para garantir boa experiência a ele.

Link Building

A construção de link ocorre quando outros sites fazem referência ao seu, publicando conteúdo com links que direcionam a seu site. O algoritmo do Google entende que quanto mais direcionamento sua página tem, mais relevante ela é.

Url Amigável

Para gerar maior confiabilidade dos usuários e ficar mais aparente para os robôs de busca de Google e Bing, é preciso ter uma URL que possibilite a compreensão do conteúdo. Então, em vez de uma URL genérica, repleta de números e códigos, deixa-a autoexplicativa, com uma palavra-chave ou o título do conteúdo encontrado nela.

 

ROI em SEO

Uma pesquisa feita pela Econsultancy/Adestra revelou que 32% dos profissionais consideram o ROI em SEO excelente, deixando a estratégia em primeiro lugar no quesito retorno sobre investimento, a frente de métodos bem conceituados como e-mail marketing e links patrocinados.

Para medir o ROI, faça uma estimativa do tráfego que você geraria com determinadas palavras-chave em um período de sua escolha. Com estes números em mãos, compare o resultado conquistado com o previsto.

 

Monitoramento

É recomendável conferir a eficácia do trabalho periodicamente, acompanhar os resultados e investir na produção de conteúdo qualificado. Também é importante desmembrar conteúdos produzidos para redes sociais dos produzidos para o seu blog e site, mas mantê-los interligados por intermédio de chamadas e links de um para o outro.

Por meio do Google Analytics, é possível o monitoramento de suas fontes de tráfego de busca orgânica, viabilizando saber quais são as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site.

Ao estabelecer esse planejamento, fica mais fácil de identificar quais são as palavras-chave que mais levam ao seu conteúdo, simplificando o momento de produzir conteúdo direcionado ao seu público-alvo.

 

Black Hat

Tentar fazer Black Hat (práticas ilícitas para burlar o algoritmo dos buscadores com o intuito de buscar mais indexação), além de não ser muito eficiente, pode gerar uma punição grave. As sanções determinadas pelo Google são queda do seu domínio na busca, desconsideração do algoritmo em relação a sua página ou mesmo a desindexação de seu site na plataforma.

Para evitar penalidades como essas, evite exagerar no uso de palavras-chave que não tenham relevância para seu conteúdo e nunca utilize links ocultos para enganar visitantes.

 

Erros Comuns

Conteúdo ruim

De nada adianta pesquisar e elencar as melhores keywords possíveis, se elas fizerem parte de um conteúdo irrelevante ou mal escrito. É fundamental que tal conteúdo seja elaborado com cuidado e atenção, uma vez que ele é uma das ferramentas de venda mais importantes de sua loja virtual.

Palavras-chave incorretas

Para otimizar seu site, é preciso escolher as palavras-chave adequadas. Elas são responsáveis diretas para melhor ranquear sua página nos buscadores. Erros nessa etapa do planejamento vão fazer você perder muitas oportunidades, além de atrair tráfego de usuários sem interesse no seu negócio.

Links fora do contexto

Linkar por linkar não é suficiente para otimização de SEO. Os links em seu conteúdo precisam estar dentro de um campo semântico razoável e complementar tal conteúdo, sendo relevante ao leitor. Links aleatórios vão prejudicar sua página, ao invés de otimizar.

Não utilizar design responsivo

O algoritmo do Google dá preferência para sites com bom funcionamento em dispositivos móveis. Isso ocorre porque a maior parte do tráfego atual vem justamente dessas plataformas. Então, um blog ou site sem design responsivo vai encontrar cada vez mais dificuldade para ser encontrado pelos buscadores.

 

Como se faz um bom trabalho SEO

Um projeto de SEO exige planejamento não só de marketing, mas de diversos setores. Por isso, o profissional que trabalha com SEO precisa ser multidisciplinar. Ele será responsável por implementar, monitorar e otimizar a estratégia estabelecida, acompanhando os caminhos e os resultados de sua campanha.

Por ser feito em várias etapas e com trabalho contínuo, o trabalho de SEO apresenta resultados em médio e longo prazo. Entretanto, o investimento se justifica em quase 100% dos casos em que existe um planejamento adequado.

É importante ressaltar que, apesar dos buscadores ditarem quais são os critérios para avaliar uma boa página e colocá-la em evidência, o seu visitante é a prioridade de suas ações. Ele será o responsável pelo sucesso financeiro de sua empresa.

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