Resultados orgânicos ou anúncios pagos: o que vale mais a pena?

Muitas empresas investem em estratégias de otimização para melhorar o posicionamento do seus sites. É fato que uma página bem posicionada atrai mais visitantes, e estes, por sua vez, aumentam consideravelmente os resultados orgânicos. Seja para baixar um material, comprar um produto ou entrar em contato com a empresa, tudo fica mais fácil quando o consumidor está dentro da sua página.

Apesar de muito eficaz, atrair o tráfego orgânico é um trabalho de longo prazo. Afinal, ter uma posição de destaque requer um conjunto de ações dentro e fora do site. Para obter resultados mais imediatos, algumas empresas optaram pelos anúncios pagos do Google AdWords.

Neste post, você vai conhecer as principais características das estratégias orgânicas e pagas. A seguir, separamos algumas vantagens e desvantagens de cada tática para o seu negócio. Confira!

Tráfego orgânico é gratuito

Sabemos que o Google estabelece alguns critérios para posicionar as páginas que serão exibidas em uma pesquisa. Assim, as táticas de otimização de site são extremamente eficientes para melhorar o posicionamento do seu negócio no Google. E o melhor, são ações gratuitas que, quando atuam de forma integrada, podem gerar resultados surpreendentes. São elementos da estrutura de um site, como títulos, subtítulos, legenda das imagens, arquitetura da informação, conteúdo de qualidade, entre outros, que fazem com que a sua empresa apareça na primeira página do Google.

É importante ressaltar que esse trabalho é feito a longo prazo, e, por isso, muitas empresas decidem contratar agências especializadas em marketing digital para otimizar os resultados orgânicos.

O conteúdo transforma a sua empresa em uma autoridade

Uma das estratégias mais eficientes na conquista de tráfego orgânico é a produção de conteúdo. Usando essa tática, o seu negócio transmite credibilidade e se torna referência no segmento em que atua. Para o consumidor, a empresa passa a ser uma fonte valiosa de informações de um determinado setor.

Além disso, o seu público se relacionará sempre com a sua marca em busca de novos conteúdos e, no momento da compra, a sua empresa terá prioridade. A produção de conteúdo é uma estratégia poderosa para conquistar clientes potenciais e aumentar as suas vendas.

Investir na otimização do site garante uma experiência agradável ao usuário e atrai resultados orgânicos

Quando a empresa aplica as táticas para otimizar o seu site, com certeza não é só o mecanismo de busca que vai reconhecer a sua qualidade — os usuários também vão. Até porque, nos dias de hoje, conquistar o interesse dos consumidores está cada vez mais difícil. Então, se o site não for atraente, a marca não vai conquistar o clique do seu público. Outro benefício da aplicação dessas estratégias para atrair resultados orgânicos é que, quando a empresa investir numa campanha de anúncios, por exemplo, o site já estará preparado para receber os visitantes, ou seja, adequado para manter o consumidor conectado por mais tempo.

Os anúncios pagos trazem resultados mais imediatos

Por meio das campanhas nos links patrocinados, uma das soluções de publicidade oferecidas pelo Google AdWords, o seu site receberá visitantes qualificados em um curto espaço de tempo. Nesse caso, a empresa apresenta a oferta de um produto ou serviço para atrair o clique dos consumidores de maneira mais rápida.

No entanto, muitas vezes, o cliente está interessado apenas em adquirir o produto ou serviço e não quer se relacionar com a sua marca. Sendo assim, ele clicará no anúncio e será direcionado para o seu site com a oferta específica, porém, efetuará a compra sem interagir com a sua página. Por isso, é importante manter a tática do tráfego orgânico e produzir conteúdos relevantes para manter um relacionamento com os clientes e fidelizá-los.

As chances de gerar vendas com os anúncios é bem maior

Quando os consumidores veem anúncios ao realizar um pesquisa, eles ficam mais suscetíveis à compra. Afinal, eles são exibidos no exato momento em que o seu público procura algo relacionado, ou seja, o seu anúncio pago faz parte de um contexto.

Nos resultados orgânicos, isso também pode acontecer, mas a concorrência é muito maior. Com os links patrocinados, os anúncios aparecem sinalizados em amarelo, e isso facilita o acesso do usuário. Assim, o seu negócio terá mais chances de gerar vendas com os links patrocinados.

AdWords é uma estratégia tão essencial quanto SEO

Embora as táticas de SEO sejam indispensáveis na sua estratégia de marketing digital, é importante destacar que os anúncios pagos fortalecem e aumentam as oportunidades na aquisição de resultados orgânicos. Ou seja, as duas soluções são fundamentais para manter o relacionamento com os clientes, conquistar novos consumidores e aumentar as vendas.

É importante que essas ações sejam planejadas de forma integrada, para que assegurem resultados positivos. Além disso, contratar uma agência especialista no assunto, poderá otimizar ainda mais o seu investimento.

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